top of page

/podcast: #01. "Feminismo e as variadas possibilidades de ser mulher na contemporaneidade"

Atualizado: 16 de jul. de 2019


Esse é o nosso primeiro podcast. Seu tema se impôs de maneira retumbante. Quando você percebe que algo ou alguém está distorcendo um conceito lhe é caro, é a hora de você fazer alguma coisa. Esse podcast foi pensado a partir do momento em que ficamos sabendo que a deputada estadual do Partido Social Liberal - PSL, Ana Caroline Campagnolo (@anacampagnolo), viria lançar seu livro em nossa cidade, em Ribeirão Preto (SP), no dia 17 de Maio, num aparelho cultural público Centro Cultural Palace.


Nesse livro intitulado “Feminismo: Perversão e Submersão”, Campagnolo distorce conceitos feministas para provar seu ponto de vista conservador. Imediatamente pensamos em contrapor essas ideias convidando mulheres (Eme Barbassa, Maria Eugenia e Jéss Machado) para conversar sobre o que é feminismo para cada uma delas e como elas se descobriram feministas. Através dos relatos dessas mulheres com vivências diferentes é possível enxergar que não existe uma maneira certa de ser feminista e que o conceito hoje se alargou, abarcando outras vertentes que outrora foram negligenciados nesse processo histórico. Convidamos todas e todos vocês para essa primeira de muitas conversas!


P.s.: Devido a pressões populares, a vinda da deputada estadual acabou não se realizando. Por enquanto, não se marcou nenhuma outra data para o lançamento de seu livro, em Ribeirão.


1. Como vocês se descobriram feministas? (00:02:35)

2. O que é feminismo pra você? (00:11:50)

3. O que é ser mulher? (00:22:47)

4. Leitura do trecho do livro “Feminismo: Perversão e Submersão” (00:38:28)


#Referências (01:00:53):


"A Elite do Atraso" (Jessé de Souza) (livro) - Jéss

"Coleção Feminismos Plurais" (livros) - Jéss


"Sejamos todos feministas" (Chimamanda Ngozi Adichie) (livro/TED) - Maria

"O Segundo Sexo" (Simone de Beauvoir) (livro) - Maria


"Má Feminista" (Roxane Gay) (livro/TED) - Eme

"Nanette" (Hannah Gadsby) (netflix) - Eme

3 comentários

Comments


bottom of page